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FAQ - Perguntas Frequentes

Encontre abaixo as perguntas frequentes
  • Como a TG | Franchising lhe ajuda a franquear sua marca?

    Proposta para sua Cervejaria

    Sistema de Franquia de BARES DA SUA MARCA com sua identidade visual para uma experiência de marca única.

    TG entra como Franqueadora junto com você

    SUA MARCA em Bares de Rua, Shoppings, Quiosques e TAP Containers.

    • Cervejas artesanais
    • Comes
    • Bebidas Quentes
    • Acessórios

    TG entra com toda a gestão de Franqueadora

    A TG vai COMERCIALIZAR a FRANQUIA do BAR DA SUA MARCA nas principais feiras e eventos do setor cervejeiro e de empreendedorismo.

  • Como definir de qual cervejaria vou comprar uma franquia?

    Trabalhamos somente com as melhores e mais qualificadas cervejarias do Brasil então todas estão no mesmo nível de qualidade de produtos. O importante é verificar a localidade da unidade franqueada mais próxima possível da fabrica, avaliar o posicionamento de marca e o publico alvo de foco da marca para que você se identifique. Avaliar o DRE (Demonstrativo de resultado) e o investimento dos modelos de negócio. Claro, você precisa conhecer bem a proposta toda, ler com atenção a COF (circular de oferta de franquia) pesquisar bem o mercado e contar com nossa ajuda no que precisar.

  • Como expandimos a rede?

    Crescimento em espiral

    • Os altos custos envolvidos e o apoio crescente aos franqueados indicam que um bom caminho para o crescimento da rede é aquele que acontece de forma gradual em volta de um núcleo regional central próximo ao franqueador.

    • Prioriza a abertura de unidades no mercado em que a franquia já atua, para somente buscar novos mercados quando a marca estiver suficientemente fortalecida.

    • Torna-se mais fácil estimar os resultados em um mercado que já se conhece, mais barato fazer ações de marketing local e aumentar a visibilidade da marca quando mais de um ponto é aberto em uma mesma região.

    • Com unidades próximas o trabalho de supervisão é simplificado e a identificação e a solução de problemas tende a ser mais rápida.

    • A proximidade é uma grande aliada da manutenção dos padrões da franquia e traz tranquilidade aos primeiros franqueados.

    • Crescendo dessa forma o franqueador terá condições financeiras para planejar a conquista de novos mercados e tempo para definir as estratégias que melhores resultados trarão ao seu negócio.

  • Como funciona a TG Franchising?

    Desenvolvemos modelos de negócios em franquias e cuidamos de tudo, da concepção, formatação, comercialização, implantação e operação.
    Temos toda a plataforma de documentos, instrumentos jurídicos, manuais, treinamentos e marketing preparada por especialistas no ramo de negócio cervejeiro.

    Transformamos negócios em franquias e cuidamos de tudo, da concepção, formatação, comercialização, implantação e operação.
    Temos toda a plataforma de documentos, instrumentos jurídicos, manuais, treinamentos e marketing preparada por especialistas no ramo de negócio cervejeiro e de franquias.

    Administramos as redes franqueadas para uma inúmera quantidade de cervejarias, mantendo a personalidade, identidade e singularidade de cada marca e negócio.

    Trabalhamos com cervejarias conceituadas e bem-sucedidas, não interferindo na parte criativa e produtiva da cerveja, mantemos a características originais que já fizeram das marcas um sucesso.

  • Como nortear a rede dentro do padrão?

    Devem ser estruturados os Manuais da Franquia, tanto os que orientarão os franqueados quanto os que nortearão os trabalhos a serem executados pela equipe da franqueadora. Eles devem ser frequentemente atualizados.


    • Definição do Sistema de Gestão e tudo o que será objeto de treinamento e de padronização dentro da rede.

    • Disponibilização e atualização de informações – o sistema é dinâmico é deve permitir fácil acesso on-line ao franqueado

    • Todo o modelo deve ser testado em uma unidade-piloto

  • Como posso adquirir uma franquia?

    Através da seção "Seja Um Franqueado" você pode preencher um formulário e um de nossos especialistas
    entrará em contato com você, ou se preferir entre em contato diretamente com a nossa central de atendimento.

  • Como posso me tornar um franqueador?

    Através da seção "Franqueie sua marca" você pode preencher um formulário e um de nossos especialistas entrará em contato com você, ou se preferir entre em contato diretamente com a nossa central de atendimento.

  • Eu dono de uma cervejaria. O que preciso ter e fazer?

    SUA CERVEJARIA (FRANQUEADORA)


    • Cervejas artesanais de primeira qualidade.

    • Marca e identidade visual básica

    • Experiência de bar próprio

    • Know-How básico de operação do seus bares

  • O que a TG | Franchising faz para franquear sua marca?

    TG | FRANCHISING  (SUB FRANQUEADORA)


    • Formatação de todo o SISTEMA de Franquia e documentação.

    • Projeto layout básico de arquitetura e decoração.

    • Comercialização e Administração da rede franqueada

    • Implantação, operação e gestão, marketing e ações promocionais

    • Equipe operacional do SISTEMA de Franquia.

    • Treinamento inicial e de manutenção do SISTEMA

  • O que é franquia?

    LEI Nº 8.955, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1994
    “Dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras providências.

    Art.2º - Franquia empresarial é o SISTEMA pelo qual um Franqueador cede ao Franqueado o direito de uso de marca ou patente, associação ou direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócios ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo Franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.

    Franquia é uma CLONAGEM de um SISTEMA de operação de sucesso que através de uma METODOLOGIA transfere para UMA REDE, uma marca, produtos ou serviços.

    O modelo de negócio mais seguro que existe.

  • O que é manual de administração e controle?

    Manual de Administração e Controle - para a gestão da unidade, por suas orientações contábeis, administrativas e financeiras. Além de formatos de relatórios e apresentação dos resultados

  • O que é manual de identidade visual?

    Manual de Identidade Visual - documento técnico que especifica como a marca deve ser utilizada, como deve ser executado o projeto arquitetônico e de decoração e todos os elementos de comunicação visual da franquia

  • O que é manual de implantação?

    Manual de Implantação – passos administrativos e operacionais para a inauguração da franquia

  • O que é manual de marketing e vendas?

    Manual de Marketing e Vendas – posicionamento da marca, a abordagem na mídia, as técnicas e todo o material de propaganda e as ações de propaganda ou merchandising. A política de vendas a ser adotada e como e quais ações o franqueado poderá executar

  • O que é manual operacional da franquia?

    Manual Operacional da franquia – usado para o treinamento de seus franqueados. Contém detalhadamente os processos operacionais, especificações, gestão ambiental, exigências legais, otimização de recursos, manutenção da qualidade e busca por melhorias continuas entre ouras coisas

  • O que é um plano de negócios?

    Estudo que avalia o mercado, a empresa, os investimentos necessários e a rentabilidade objetivando conhecer se é recomendável utilizar o Sistema de Franquias.


    • Inicia-se com a análise de franqueabilidade

    • São levantados os investimentos e projetados os resultados

    • Analise da rentabilidade comparativamente a outros negócios ou investimentos do mercado

    • Define-se os produtos e serviços, canais, público-alvo, fornecedores e estrutura geral

    • Estratégia de abertura das unidades e expansão

    • Define-se o prazo de retorno para o capital investido, a taxa de franquia, os royalties, Fundo de Propaganda e demais taxas

    • Avaliado o investimento que o franqueador precisará fazer

    • Define-se a estrutura do franqueador para a gestão do sistema e suporte à rede

    • Elabora-se um Plano de Expansão, definindo regiões e perfis do franqueado

  • O que esperar do franqueado?

    Que siga os padrões determinados pela franquia, reconhecendo a importância de sua manutenção para o fortalecimento da rede e satisfação dos clientes

    Que participe ativamente do treinamento juntamente à sua equipe e o mantenha.

    Que siga fielmente o modelo e participe com ideias e inovações para beneficio de toda a rede

    Que se empenhe pessoalmente na conquista e manutenção de clientes e crescimento da rede

    Que monitore a concorrência na região em que atua, municiando a franquia com informações que auxiliem na elaboração do planejamento estratégico da rede

    Que tenha uma boa gestão financeira, planejando e estabelecendo metas a serem atingidas, controlando os custos e a produtividade dos funcionários

    Que zele pela marca e sistema e pelo bom relacionamento com o seu franqueador e os demais franqueados

  • O que esperar do franqueador?

    Que ofereçam produtos e serviços de qualidade e com diferenciais que permitam manter a competitividade da franquia no mercado

    Que tenha o registro da marca e um projeto de identidade visual básico que resguarde os direitos de exclusividade de uso pelos franqueados

    Que tenha foco no relacionamento com a rede, buscando sempre a minimização dos conflitos

    Que tenha regras claras e bem estabelecidas, seguindo o que determina a Lei de Franquia Empresarial

    Que ofereça constantemente treinamentos e consultoria de campo, investindo na modernização da rede, produtos e serviços e capacitação de seus franqueados

    Que faça um adequado uso do Fundo de Propaganda, mantendo uma contabilidade transparente dos recursos nele aplicados e investindo em um Plano de Marketing que amplie os resultados dos franqueados.

  • Por que investir em franquia?

    O negócio mais seguro

    • Não está sozinho no negocio
    • Faz parte de uma rede de ajuda
    • Recebe um know-how pronto de um
    modelo de sucesso
    • Tem um DONO na ponta da Franquia.
    (O Franqueado)
    • Franqueado e Franqueador ganham juntos
    • Mercado em Crescimento
    • Brasil é fera no ramo. Maior rede de franquia
    do mundo é Brasileira (O Boticário)
    • Mercado estruturado e maduro.
    ABF (Associação Brasileira de Franchising)


    Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising):

    Geração de empregos pelo setor foi superior ao índice nacional.

    Aumento do número de empregos diretos gerados pelo setor de franchising derivado da retomada da expansão.

    Crescimento de empregos gerados pelo franchising em 2018 foi de 8,8%.

    Em comparação com o 1° trimestre de 2019, os empregos diretos cresceram em 1,7%.


    Taxa de mortalidade no 1° ano de operação segundo a ABF:

    Negócios independentes
    60% dos negócios morrem no 1° ano de operação.

    Franquias
    Somente 5% dos negócios morrem no 1° ano de operação.

  • Por que pagar royalty?

    Esta taxa remunera a FRANQUEADORA:

    • Pela continuidade de um programa de pesquisa, desenvolvimento e de controle de qualidade dos produtos oferecidos
    • Pelo uso continuado da marca e das inovações desenvolvidas pela marca
    • Pelo uso continuado do SISTEMA e suas inovações e ganhos
    • Pela supervisão remota e de campo e serviços gerais do SISTEMA
    • Pelas negociações centralizadas do SISTEMA com fornecedores homologados
    • Pela transferência de Know How do SISTEMA
    • Pela participação no SISTEMA

  • Por que pagar taxa de franquia?

    Esta taxa remunera a FRANQUEADORA:

    • Pela concessão do direito de ingressar, montar e operar uma unidade franqueada do SISTEMA
    • Pelo treinamento inicial do franqueado e de sua equipe
    • Pela orientação para as adaptações/reforma ao imóvel, que tenha um bar pré-existente ou estabelecimento novo
    • Pela assistência e orientações para escolha do ponto comercial
    • Pela orientação geral de utilização do capital investido e estoque inicial de produtos
    • Pela orientação para a contratação da equipe e o treinamento inicial de todos
    • Pelo direito do Franqueado de ser abastecido com inovações em produtos e serviços do SISTEMA

  • Quais as vantagens para o franqueador?

    Economia de escala, com redução do custo médio de produção e do preço pago pelos insumos, uma vez que o maior volume de compras aumenta o poder de negociação junto aos principais fornecedores da rede

    Equipe reduzida, quando comparada ao negócio próprio, por ser uma gestão descentralizada, cabendo aos franqueados manter e gerenciar sua própria equipe

    Maior rapidez na expansão do negócio e com baixo investimento próprio, uma vez que o investimento em cada novo ponto será feito pelos franqueados

    Aumento da disponibilidade de tempo e recursos para ações de marketing e desenvolvimento de produtos e serviços

    Fortalecimento da marca e penetração de mercado, devido à visibilidade e à capilaridade alcançadas com a abertura das unidades franqueadas

    Expectativa de maior eficiência na gestão das unidades, por contar com a motivação e a liderança de cada franqueado em busca de resultados para a sua empresa;

    Redução de riscos trabalhistas, por não haver vínculo empregatício entre a empresa franqueadora e os franqueados e seus funcionários.

    Lealdade do canal de distribuição, por tratar-se de uma parceria firmada entre franqueadores e franqueados para o sucesso da rede;

    Disponibilização de tempo para desenvolvimento de produtos e serviços devido ao não envolvimento no dia a dia das unidades franqueadas;

  • Quais os desafios para o franqueador?

    • Preparar o modelo de franquia, documentos, manuais e treinamentos

    • Estabelecer a divisão de poderes e hierarquia empresarial do negocio, uma vez que os franqueados são empresários independentes interessados em seu próprio sucesso

    • Manter o bom relacionamento entre franqueadores e franqueados e a administração de conflitos na rede, que exigirão atenção e liderança dos franqueadores para que possam ser minimizados

    • A definição do perfil ideal do franqueado e a escolha daqueles que melhor se enquadrem neste perfil representam menos problemas a serem resolvidos

    • A manutenção dos padrões operacionais determinados pelo franqueador e que, frequentemente, por falta de treinamento ou descaso, deixam de ser seguidos, é vital para a imagem da marca

    • O franqueador precisa acompanhar o desempenho dos franqueados para que um mau desempenho não ponha em risco a saúde financeira da franquia e sua imagem no mercado

    • A necessária transmissão de informações implica perda relativa de sigilo empresarial.

    • Manter a qualidade de seus produtos e serviços com diferenciais ao mercado

  • Quais os fatores críticos de sucesso?

    • Bom relacionamento entre franqueadores e franqueados pois nas franquias, o desempenho de cada empresa pode afetar o desempenho das demais empresas que compõem a rede

    • Elaboração de um Planejamento Estratégico de longo prazo para a franquia, em que fique evidenciada sua estratégia de expansão, com base em análise de mercado e satisfação de clientes, que apontem para a aceitação dos produtos e serviços oferecidos e a viabilidade econômico-financeira do negócio

    • Definição clara do perfil do franqueado e escolha de um modelo de negócio com o qual tenha afinidade por parte do franqueado

    • Capacidade de investimento próprio do franqueador para o Plano de Expansão e suporte à rede e do franqueado para o pagamento dos custos iniciais de implantação, pagamento de taxas e capital de giro

    • Comunicação clara, objetiva e constante para evitar mal-entendidos

    • Estratégia de marketing bem definida e implementada

    • Escolha do ponto comercial – adequação ao modelo de negócio

    • Estabelecimento de parcerias com fornecedores que representem boas condições de preço e confiabilidade no suprimento das unidades franqueadas

  • Quais os instrumentos jurídicos para uma franquia?

    Esses documentos são redigidos de acordo com o que determina a nº Lei 8.955/1994, e em vista na nova lei que está em tramitação desde 2008 o Projeto de Lei nº 4.319/2008, da Nova Lei do Franchising no Brasil


    • COF (Circular de Oferta de Franquia)

    • O pré-contrato e o contrato e as características de cada franquia

    • Os recibos e protocolos de entrega de documentação para os franqueados

    • Orientações para filiação da franquia junto à ABF

  • Quais os pré-requisitos para franquear minha marca?

    • Ter a marca reconhecida no mercado, devendo esta estar registrada ou com registro em andamento no INPI

    • Possuir um negócio testado, preferencialmente em uma unidade-piloto, cuja rentabilidade seja atraente para o franqueado e compatível com os investimentos necessários à instalação e à operação dos pontos de venda, incluindo o pagamento das taxas que lhe serão cobradas

    • Não existirem restrições legais

    • Atuar em um mercado em expansão

    • Ter controle administrativo-financeiro sobre sua própria operação e condições de acompanhar o desempenho dos franqueados

    • Possuir diferencial competitivo e um modelo de negócio que possa ser facilmente reproduzido.

    • Viabilidade econômico-financeira do negócio, para que o franqueado obtenha o retorno sobre o capital investido em um prazo razoável, de acordo com a média do mercado

    • Ter capital para investimento, uma vez que não deve esperar que os recursos para a implantação do sistema saiam das vendas de franquias

    • Ter um plano de negócios

  • Qual estrutura contar para tocar a franquia?

    O sistema de franquia exige uma equipe exclusiva e dedicada para a gestão, suporte operacional, treinamento constante, auditoria, fiscalização e controle, inovação e demais áreas como:

    Equipe Back Office

    • Administrativo e Financeiro
    • RH e treinamentos
    • Suprimentos
    • Sistemas gerais de controle - TI
    • Marketing
    • Arquitetura – layout e padrões - adequação e fiscalização

    É o suporte para a linha de frente e também o motivo da equipe ter algo para ir às ruas


    Equipe de Campo

    • Gerentes regionais
    • Supervisores de Campo
    • Consultores de Campo

    O consultor de campo é um dos principais canais de comunicação entre o franqueador e o franqueado e elemento fundamental para a manutenção do padrão na rede.


    Consultor de Campo

    • Visita as unidades franqueadas
    • Acompanha um roteiro de padronização e conformidade da rede
    • Orienta, fiscaliza e observa as melhores práticas
    • Identifica as necessidades da rede a oportunidades.
    • Estreita o relacionamento franqueador e franqueado, antecipando problemas e reduzindo conflitos.

  • Quanto custa se tornar um franqueador?

    O trabalho de consultoria de uma empresa especializada em franquias pode levar de 3 a 6 meses

    Da para imaginar quanto custa um projeto inteiro deste de franquear sua marca?

    A experiência mostra que mesmo o trabalho da consultoria requer posteriormente correções e ajustes por não serem empresas especializadas em todos os ramos de negócios e Certamente não no MERCADO CERVEJEIRO.

    O trabalho de consultoria replica modelos e métodos de outras franquias para a sua, MAS NÃO EXISTEM MODELOS testados e consolidados neste negócio.

  • Quero empreender no ramo da cerveja! Porque abrir minha franquia com a TG | Franchising?

    Bom, começou bem, procure empresas serias e comprometidas com o negocio e com seus parceiros. Seguem alguns motivos para seguirmos juntos este caminho:

    • Reunimos as melhores e mais qualificadas marcas cervejeiras todas de nível internacional
    • Algumas das receitas destas marcas são premiadas e tem o reconhecimento do mercado nacional e internacional
    • Todo o trabalho produzido na TG | Franchising foi conduzido por especialistas renomados e reconhecidos no ramo de Franquias, Jurídico e de Cervejas. Desta forma você pode contar em um só lugar com a melhor qualidade e segurança para seu negocio, sem aventuras, sem idas e vindas, sem perda de tempo.
    • Oferecemos o suporte necessário para avaliar, implementar e expandir seu negocio.
    • Mantemos um relacionamento aberto e próximo a rede pois acreditamos em relações duradouras.
    • Achamos que até podemos falar...Quer se casar conosco??

  • Sou fabricante de cerveja! Porque abrir minha franquia com a TG | Franchining?

    Bom, são inúmeras as vantagens, cito algumas:

    • Menor prazo para formatar o sistema e seu modelo personalizado de franquias.
    • Menor custo, praticamente nenhum, para converter sua marca numa franquia.
    • Toda a formatação jurídica está pronta.
    • Toda a manualização está pronta
    • Todo treinamento pronto, montado e formatado em vídeos aulas, fluxogramas e documentos.

    É claro que tudo isto está pronto só precisando de seu toque pessoal e informações do seu negocio e marcas.
    Todo o trabalho produzido na TG | Franchising foi conduzido por especialistas renomados e reconhecidos no ramo de Franquias, Jurídico e de Cervejas. Desta forma voce pode contar em um só lugar com a melhor qualidade e segurança para seu negocio, sem aventuras, sem idas e vindas, sem perda de tempo.

  • Termos relacionados a franchising

    Franqueador – detentora da marca, patente ou know-how do negocio. Formata um SISTEMA modelo de negócio e cede a terceiros (franqueados) o direito de uso com remuneração.

    Franqueado – adere a um SISTEMA da rede de franquias idealizada pelo franqueador, mediante o pagamento de um determinado valor, comprometendo-se a seguir o modelo por ele definido.

    Circular de Oferta de Franquia (COF) – documento obrigatório segundo a legislação brasileira, deve ser entregue pelo franqueador ao candidato a franqueado. Contém todas as informações sobre a franquia.

    Taxa de franquia – valor pago pelo Franqueado para aderir ao SISTEMA e que cobre os custos iniciais de suporte, implantação e treinamento.

    Royalty – remuneração periódica paga pelo franqueado pelos serviços prestados pelo franqueador.

    Fundo de Propaganda – montante referente às taxas de publicidade pagas pelos franqueados utilizados para ações de marketing que beneficiem toda a rede. Fora campanhas extraordinárias suportadas pela rede franqueada.

  • Vocês fornecem a cerveja também ou somente a franquia?

    Não vendemos cerveja nem chopp e nem qualquer outro produto, isto é feito pela nossa rede franqueada. Consulte a seção UNIDADES FRANQUEADAS e veja qual está mais próxima de você, e lembre-se. Se beber não dirija, ou se for dirigir não beba!!!